06 a 08 de outubro de 2016 - Jales/SP

Fatec Jales sedia evento nacional de Agronegócio

Foi com grande honra que a Fatec Jales “Prof. José Camargo” sediou, de 6 a 8 de outubro, um dos eventos mais importantes do país na área do agronegócio, o VIII Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio- Sintagro, que, além da comunidade interna, reuniu profissionais e alunos de diferentes cidades, como São Paulo, Indaiatuba, Taquaritinga, São José do Rio Preto, Mogi das Cruzes, Mococa, Ourinhos, Jaboticabal, Ilha Solteira e Brasília. A comissão organizadora se envolveu durante meses para que fosse realizado um evento singular, capaz de superar todas as expectativas. Palestras, mesa-redonda e apresentação de comunicações e pôsteres abordaram um tema atual e de extrema importância para o país: o “Fortalecimento do Agronegócio Brasileiro: Desafios Tecnológicos, Gerenciais e Sustentáveis”. Os palestrantes Mônika Bergamaschi, Luiz Octávio Ramos Filho, Osvaldo Viu Junior, Marcelo Silvestre Laurino, Paulo Andrés Trucco da Cunha, Luiz Antonio Daniel e William Marchió destacaram a importância do agronegócio para a economia do país e a necessidade de profissionais qualificados para atuar no setor e contribuir para o seu fortalecimento. Além deles, alunos da graduação de diferentes instituições, entre elas a Fatec, de várias unidades, expuseram pesquisas científico-tecnológicas sobre questões relacionadas ao agronegócio, mostrando o potencial de diversas regiões nessa área, bem como das instituições na realização de pesquisas aplicadas, que visam à melhoria do setor. E não foi só isso. Durante o evento, foram realizados também o II Seminário de Agricultura Orgânica do Território Noroeste Paulista, a II Feira de Produtos Orgânicos do Território Noroeste Paulista e a II Feira de Saberes, Sabores e Sementes do Território Noroeste Paulista, que contaram com profissionais altamente qualificados para falar sobre orgânicos, tanto no que diz respeito a questões teóricas quanto práticas. Foi o que aconteceu durante uma mesa-redonda que reuniu os profissionais Lucas Marco Morais, Sirlene Soares, Sebastiao José Silva, Cícero Sebastião de Oliveira e Caio César de Oliveira para tratarem a respeito de uma experiência de organização e comercialização do produto, discussão mediada pelo Dr. Oscar Gardiano. Além disso, foi organizada uma feira onde foram comercializados produtos relativos ao agronegócio, a preços acessíveis, que deram mostras do potencial de nossa região. Para integrar ainda mais os participantes, no primeiro dia do simpósio, realizou-se um coquetel, ao som de músicos do grupo Violada 5 Estrelas, que contagiou a todos, e, nos outros, almoço e “café científico”, que, em alguns momentos, chegaram a reunir cerca de 500 pessoas. O sucesso do evento não se deve à quantidade das atividades, mas na qualidade de cada uma delas.
A direção da Fatec Jales “Prof. José Camargo” agradece a Diocese de Jales, pela concessão da Escola Vocacional de Jales, um lugar com ótima infraestrutura para promover o evento, aos palestrantes e pesquisadores, que não somente deixaram sua mensagem, mas marcas que contribuirão para a formação profissional e pessoal daqueles que ali estiveram e, aos alunos, por terem escolhido a instituição como forma de acesso ao ensino superior e à ascensão profissional. Agradece também, é claro, a equipe organizadora, que, além da Fatec Jales, foi composta por membros do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial – Nedet, integrada também por representantes da Unesp de Ilha Solteira; Universidade Aberta do Brasil – Polo Regional de Jales; ETEC Jales – Dr. José Luiz Viana Coutinho; Associação de Engenheiros da Região de Jales; Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Jales; CODENOP – Consórcio de Desenvolvimento do Noroeste Paulista; CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral; ITESP – Fundação Instituto de Terras; IAC – Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Agronegócio de Seringueira e Sistemas Agroflorestais; Embrapa Uva e Vinho – Estação de Viticultura Tropical; Sebrae – Regional de Votuporanga; IBS – Instituto Biossistêmico e Rede de Agroecologia do Interior de São Paulo.
Por todas as realizações, pela magnitude do evento, certamente, ele ficará na história da Fatec Jales, dando exemplo de que é possível superamos nossas próprias expectativas se houver determinação e uma equipe motivada, que luta pelos mesmos ideais, sempre.

Apresentação

O Simpósio Nacional de Tecnologia em Agronegócio (Sintagro) é uma iniciativa das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo que possuem o curso de Tecnologia em Agronegócio e a primeira versão do evento foi realizada na cidade de Presidente Prudente em outubro de 2009. São nove Fatec’s que possuem o curso de Tecnologia em Agronegócio no Estado de São Paulo e em 2016, a Fatec Jales realiza o evento pela primeira vez.

Objetivo

O evento buscará discutir importantes temas do agronegócio, dando atenção especial para o atual cenário econômico brasileiro, enfatizando as soluções e perspectivas das empresas do setor no cenário produtivo nacional.

Público Alvo

  • Estudantes de graduação, pós-graduação e de cursos técnicos
  • Professores, pesquisadores, profissionais e empresários do agronegócio
  • Produtores rurais.

Tema

O tema do 8º Sintagro é “Fortalecimento do Agronegócio Brasileiro: Desafios Tecnológicos, Gerenciais e Sustentáveis”, em concordância o atual cenário de “crise econômica” nacional, busca de sustentabilidade e novas oportunidades para o setor.

Comissão Organizadora Local

Diretora da FATEC JALES

Profa. Dra. Andrea Piranhe da Silva

Coord. Tecnologia em Agronegócio

Profa. Me. Adriana de Souza Colombo

Coord. Tecnologia em Gestão Empresarial

Prof. Me. Vitor Paulo Boldrin

Comissão Científica

Profa. Me. Cristina Tondato

Profa. Dra. Gláucia Alvarez Tonin

Profa. Me. Selma Marques da Silva Fávaro

Comissão Financeira

Prof. Dr. Evanivaldo Castro Silva Junior

Sandra Cristina Pedrini Martino (Dir. Adm.)

Comissão de Infraestrutura

Prof. Me. Marcos Roberto Silvério

Prof. Dr. João Vitor Ferrari

Profa. Esp. Marinalva da S. T. Boldrin

Prof. Me. Rogério de Jesus Ribeiro

Prof. Dr. Antonio Augusto Fracaro

Weber Katsumi Kitayama (ATA)

Comunicação

Profa. Esp. Fabiana Pupin Masson Caravieri

Prof. Me. Cristiano Pires Martins

Prof. Esp. Tiago Ribeiro Carneiro

Prof. Me. Rogério Leão Santos Oliveira

Parceiros

CODETER

ETEC

NEDET

AERJ

IAC

UAB

IBS

CATI

SEBRAE

Prefeitura M. de Jales

EMBRAPA

ITESP

Agroecologia

Apoio

Vale destacar que todos os professores, alunos (por meio da Fatec Júnior) e demais funcionários, ligados aos cursos de Tecnologia em Agronegócio e Gestão Empresarial da Fatec Jales integram a equipe, dando todo o suporte para a realização do evento.

Como apoio, tem também os coordenadores dos cursos de Tecnologia em Agronegócio das FATEC’s de Botucatu, Itapetininga, Mococa, Mogi das Cruzes, Ourinhos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Taquaritinga. As Fatec´s onde se oferece o curso de Tecnologia em Gestão Empresarial também serão convidadas a participar do evento.

Realização

Comissão Organizadora

Patrocínio